10/29/2008

História para quem gosta de mergulhar de cabeça

Dá para perceber. Está-se, de resto, mesmo, mesmo a ver: ele não sabe se chegou a altura devida (os anglo-saxónicos, corroborando o proveito de eficazes com a fama de práticos, sintetizariam numa palavra: timing) para passar da metafísica para o mete o físico. Debate-se e bate-se e rebate-se com um dilema humano: o conflito entre a cabeça da piça e a cabeça propriamente dita, doravante, para não metermos os pénis pelas mãos, a cabeça.

Poderíamos começar esta história com o velho mote: era uma vez um falo falante e uma cabeça caralhante…

Mas não. Optámos pelo diálogo. É a ouvi-las falar que a gente as entende.

Passemos às ditas cabeçudas a palavra e o protagonismo de quem tem o dom da palavra.



Cabeça
Faço tudo, de tudo, quanto se encontra ao meu alcance.

Cabeça da Piça
Faria se o teu alcance estivesse gangrenado…prefiro nem imaginar. Fiquemos assim: eu tento acreditar que tudo o que fica por fazer é por que está além do teu alcance.

Cabeça
Isso é contigo. Tem de partir daí de dentro, ninguém o pode fazer por ti. Só te posso dizer isto: convence-te da realidade das coisas e deixa de fazer filmes e enredos estapafúrdios.

Cabeça da Piça
E eu só te digo isto: esta noite, se voltares a falhar, vais-te a ver comigo! É ponto assente. Vingo-me !

Cabeça
Escusar de avisar: fica-te mal!

Cabeça da Piça
Aviso, pois ! Nem toda a gente cultiva os teus maus hábitos.

Cabeça
Até poderia parecer, aos ouvidos do néscio ou de quem te ouça pela primeira vez, que te vais revelar vingativa. Como se ninguém soubesse, sequer ousasse levantar uma sombra de suspeita sobre um dos traços mais definidos do teu carácter.

Cabeça da Piça
Qual hábito, qual carapuça de alguém tornado monge pelo hábito ! Nunca tive o gosto nem o capricho da vingança. Os teus falhanços, ultimamente, assim o impõem.

Cabeça
Nem me relembres os meus falhanços. Tu sabes, tão bem ou melhor do que eu, que funciono mal sob pressão…

Cabeça da Piça
Mal? De mal a pior! Estamos vizinhos do piorio.

Vitor Vicente in "História com Pénis e Cabeça"

Etiquetas: , ,